Fonte: AUTOESPORTE


Você sabia que pneus descalibrados causam desgaste prematuro, aumentam o consumo de combustível e até elevam o risco de acidentes? De uma forma ou de outra, quem sai perdendo é o motorista, que terá de arcar com os custos. É muito mais simples parar no posto e conferir a pressão em alguns minutos.
Uma parte importante da eficiência energética de um carro vem dos pneus. É o que diz Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental. “Um pneu em condições adequadas faz com que a resistência ao rolamento seja minimizada”, explicou.
“A baixa calibragem demandará que o motorista pise mais no acelerador para que o carro mantenha a mesma velocidade, o que aumenta o consumo de combustível”, concluiu Astolfi.
Da mesma forma, também não é recomendável exceder a pressão indicada pela fabricante. Isso causará o desgaste irregular da região central da banda de rodagem, que será consumida antes das extremidades.
Na parte de segurança, pneus com pressão inadequada comprometem a capacidade do veículo parar em emergências. “A distância de frenagem se torna maior, prejudicando até o controle do motorista sobre a direção”, pontuou o especialista. O estudo de uma agência de segurança viária americana, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), comprovou que pneus murchos aumentam em até três vezes as chances de acidentes.
Por fim, pneus com baixa pressão têm maior superfície de contato com o solo, o que aumenta a resistência ao rolamento, o desgaste e até o risco de avarias. De acordo com a loja Full Pneus, uma roda descalibrada pode ter durabilidade até 8.500 km menor.


Como calibrar os pneus?
Calibrar os pneus é uma tarefa que dura menos de cinco minutos. A única informação técnica que o motorista precisa saber é a pressão estipulada pela fabricante. Este dado pode ser encontrado no manual do proprietário — ou até num adesivo colado por dentro da porta dianteira do veículo.
Um detalhe importante (que muitos motoristas esquecem) é que o pneu deve ser calibrado quando ainda está frio. Portanto, pare no primeiro posto de gasolina que encontrar e evite percorrer longas distâncias. Segundo Astolfi, postos a menos de três quilômetros são os mais adequados.
Com os pneus ainda frios, vá até o calibrador do posto e digite a pressão desejada. Remova a tampa da válvula de ar e pressione o bico metálico da mangueira. Ao detectar a pressão inadequada, o aparelho começará a encher.
Quando o pneu estiver calibrado, o aparelho vai emitir um aviso sonoro. O número com a pressão aplicada vai piscar no display. Faça este processo em todos os pneus, incluindo o estepe — e não esqueça de recolocar as tampas nas válvulas.
Também faça a gentileza de enrolar a mangueira e recolocá-la no suporte do calibrador. Para limpar os dedos, que costumam ficar sujos com fuligem ou graxa, basta lavá-los com detergente ou lenços umedecidos.


Qual a frequência para calibrar os pneus?
Recomenda-se que os pneus sejam calibrados a cada duas semanas ou antes de viagens. Se o motorista sentir que o carro está um pouco pesado, pode fazer paradas periódicas para conferir a pressão.
Cabe reforçar que dirigir com os pneus murchos é uma infração grave, passível de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Passo a passo para calibrar os pneus:
Pare o carro próximo ao calibrador;
Digite a pressão indicada pelo fabricante;
Retire as tampas das válvulas dos pneus;
Pressione a ponta metálica sobre o bico e espere o alerta sonoro;
Recoloque a tampa da válvula;
Confira a pressão do estepe;
Recoloque a mangueira no aparelho para que outro motorista possa usá-lo.

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